data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
A funcionária pública
estadual Estela Jacira Silva dos Santos, filha de Aguido Leite da Silva e Iná Riquinho da Silva, falecidos, nasceu em Campo Novo, interior de Restinga Sêca. Ela teve duas irmãs, Helena Osório, e Branca Ribeiro, falecida, e um irmão, Ari.
Passou a infância e parte da adolescência em Campo Novo. Na juventude, veio para Santa Maria, onde fixou residência e se casou com Eme Manoel dos Santos, falecido.
Estela teve quatro filhas, Eloisa, Eliane, Eneida e Elizete, e um filho, Edson, além de oito netos. Prestou concurso para trabalhar como cozinheira, no quartel da Brigada Militar, profissão que exerceu até o final da carreira. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha Elizete, 52 anos, lembra que a mãe amava ouvir músicas dos mais variados estilos.
- Ela gostava muito de viajar e lidar com flores. Era muito eclética, ouvia diversas músicas, entre elas, 'Gracias a la vida', de Violeta Parra, e cantava ao mesmo tempo em que se dedicava aos afazeres domésticos - menciona a filha.
Ainda segundo ela, Estela tinha afinidade com a culinária, e gostava de agradar os netinhos.
- Nas ocasiões de encontros familiares, ela fazia questão de uma culinária variada, amava ver a família unida. Contava histórias de seus antepassados, e costumava estar com o armário da cozinha cheio das guloseimas preferidas dos netos - conta Elizete. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha acrescenta que a mãe era acolhedora, apreciava um bom churrasco e, entre outros atributos, fazia um mocotó como ninguém.
- Tinha uma forma pedagógica engraçada de ensinar, e mostrar que a vida, apesar dos percalços, sempre vale a pena. Deixou, como maior herança, o seu caráter de pessoa íntegra, forte, batalhadora, respeitadora e amorosa com todos que viviam a sua volta - completa.
Estela Jacira Silva dos Santos morreu, aos 78 anos, em 24 de setembro, em decorrência de uma sepse respiratória, pneumonia e correção endovascular de aneurisma de aorta. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.