luto

Morreu a funcionária pública Estela Jacira Silva dos Santos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

A funcionária pública estadual Estela Jacira Silva dos Santos, filha de Aguido Leite da Silva e Iná Riquinho da Silva, falecidos, nasceu em Campo Novo, interior de Restinga Sêca. Ela teve duas irmãs, Helena Osório, e Branca Ribeiro, falecida, e um irmão, Ari. 

Passou a infância e parte da adolescência em Campo Novo. Na juventude, veio para Santa Maria, onde fixou residência e se casou com Eme Manoel dos Santos, falecido.

Estela teve quatro filhas, Eloisa, Eliane, Eneida e Elizete, e um filho, Edson, além de oito netos. Prestou concurso para trabalhar como cozinheira, no quartel da Brigada Militar, profissão que exerceu até o final da carreira.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha Elizete, 52 anos, lembra que a mãe amava ouvir músicas dos mais variados estilos. 

- Ela gostava muito de viajar e lidar com flores. Era muito eclética, ouvia diversas músicas, entre elas, 'Gracias a la vida', de Violeta Parra, e cantava ao mesmo tempo em que se dedicava aos afazeres domésticos - menciona a filha. 

Ainda segundo ela, Estela tinha afinidade com a culinária, e gostava de agradar os netinhos. 

- Nas ocasiões de encontros familiares, ela fazia questão de uma culinária variada, amava ver a família unida. Contava histórias de seus antepassados, e costumava estar com o armário da cozinha cheio das guloseimas preferidas dos netos - conta Elizete.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha acrescenta que a mãe era acolhedora, apreciava um bom churrasco e, entre outros atributos, fazia um mocotó como ninguém. 

- Tinha uma forma pedagógica engraçada de ensinar, e mostrar que a vida, apesar dos percalços, sempre vale a pena. Deixou, como maior herança, o seu caráter de pessoa íntegra, forte, batalhadora, respeitadora e amorosa com todos que viviam a sua volta - completa. 

Estela Jacira Silva dos Santos morreu, aos 78 anos, em 24 de setembro, em decorrência de uma sepse respiratória, pneumonia e correção endovascular de aneurisma de aorta. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Falecimentos em Santa Maria e região Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região